Curso Médio em Teologia com Ênfase no Ministério Pastoral

A Escola de Ministério Templo das Águias tem como ensino principal o curso médio em Teologia com ênfase no ministério pastoral. O curso de duração de três anos, dividido em seis módulos, com aulas as segundas e quartas-feiras das 19h30min às 22h15min, possui uma grade diversificada de matérias que prioriza a tríade Teologia, Caráter e Liderança. Para um ensino didático mais eficiente a Emita trabalha a parte teórica com muita prática dentro e fora da sala de aula. Isso se dá com a realização de feiras, exposições, visitações e práticas ministeriais permanentes e constantes que visam desenvolver o intelecto do estudante, seu ministério e principalmente sua vida espiritual com Deus. Praticamente 100% dos professores são teólogos com profunda experiência pessoal com Deus e ministerial. O caráter de nosso corpo docente reflete Cristo, por isso, a EMITA exerce uma experiência tão transformadora na vida dos alunos. Aqui na EMITA acontece realmente mudança de vida!

 

Matérias

 


 

MÓDULO I

GÊNESIS
Tem a proposta de analisar as origens, início da criação, bem como as primeiras alianças, pactos e promessas de Deus com o homem. Engloba grande parte da História do povo de Israel: desde “as origens” até à estadia de Jacó no Egito e a consequente formação das doze tribos. Pretende dar uma concepção histórica, horizontal e dinâmica da História da Salvação, este livro faz a ligação entre “as origens” da humanidade e a História concreta do povo de Israel.

DISPENSAÇÕES
Disciplina que propõe trazer ao aluno uma melhor compreensão do propósito divino através dos séculos. Traz uma reflexão sobre o amor, fidelidade e misericórdia de um Deus que busca se relacionar com os homens, agindo de formas diferentes em cada época. A dispensação é um período de tempo, longo ou curto, no qual, através de uma lei fixa, Deus prova a humanidade, sob a qual a humanidade deve ser fiel e obediente para que possa receber as bênçãos prometida.
A separação de épocas (ou dispensações) da História Sagrada é o método mais antigo de estudar a Palavra de Deus. Nessa matéria o aluno aprenderá a fazer as divisões das revelações que Deus deu à raça humana.

CRISTOLOGIA
Disciplina que propõe ao aluno um conhecimento pleno sobre Cristo, entendendo o propósito pelo qual o mundo e tudo o que nele há, incluindo o homem foram criados. Resume ao aluno a obra Redentora de Cristo e o processo de evangelização mundial. É estudado o significado teológico da sua morte e ressurreição e, posteriormente, são analisadas as principais Cristologias do Novo Testamento. Estuda as principais afirmações de fé da Igreja sobre Jesus Cristo buscando perceber a atualidade destas para o ser humano de hoje. E por fim, como entender a Salvação de Jesus Cristo e como comunica-la.

INTRODUÇÃO A BÍBLIA
Visão geral da história do povo bíblico e dos seus escritos. A Bíblia como livro: línguas, transmissão escrita e oral, traduções e conservação material dos textos, formação do Primeiro e Segundo Testamentos. Coleções dos livros bíblicos, o cânon. A Bíblia como livro sagrado: a questão da revelação, inspiração e inerrância. Além de métodos de leitura do Antigo e do Novo Testamento.

DOUTRINAS BÍBLICAS
É um estudo básico das doutrinas bíblicas, ou seja, um conjunto de princípios contido nas escrituras sagradas, que se propõe explicar assuntos importantes e essenciais para uma vida cristã cotidiana saudável. A matéria estuda as principais doutrinas bíblicas encontradas no Antigo e no Novo Testamento, traçando seu desenvolvimento histórico, em ordem cronológica, e o modo pelo qual cada uma foi desenvolvida.

TEOLOGIA BÁSICA
A matéria de Teologia Básica visa nivelar o estudante na compreensão mínima dos fundamentos da fé cristã. A proposta é ter um panorama doutrinário resumido, contudo, completo acerca do cristianismo. O objetivo é dar ao aluno elementos fundamentais da sua identidade em Cristo Jesus, através da simbologia cristã e dos preceitos base da Palavra de Deus.


MÓDULO II


ÊXODO
Disciplina que propõe o estudo panorâmico sobre a história do livro de Êxodo. Buscando elucidar pontos importantes sobre a vida de Moisés e como o povo de Israel passou de nação escrava à nação liberta por Deus. Uma das narrativas mais importantes da Bíblia, o êxodo, narra a história da libertação de Israel da escravidão no Egito. Mais especificamente, acompanharemos a trajetória de Moisés, o grande líder, que conduziu o povo pelo deserto por 40 anos, até a fronteira com a terra prometida.

PANORAMA DOS LIVROS HISTÓRICOS
Disciplina que tem como objetivo trazer um entendimento entre os livros que compõem o conjunto dos Livros Históricos. Dar compreensão ao aluno sobre a história do povo de Israel durante o período da conquista, estabelecimento e decadência em Canaã. Nesse sentido, a matéria irá se ater na continuação do Pentateuco, onde encontram-se os livros históricos, o de Josué, Juízes, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis e 2Reis, respectivamente.

DOUTRINA DE DEUS
Algumas perguntas devem ser formuladas, mas devemos ter o cuidado de não limitarmos Deus aos padrões referenciais que conhecemos. Portanto, o que precisamos saber sobre Deus nos é revelado em sua própria Palavra. Devemos, primeiramente, estudar sua natureza, depois, sim, seu relacionamento com sua criação. O nosso objetivo, portanto, é levar o aluno a considerar que através do estudo das coisas relativas a Deus, seremos levados a uma reflexão sobre a natureza divina e suas obras, e até mesmo sobre relacionamento de Deus com a sua criação.

EVANGELISMO
A disciplina se propõe a ajudar o aluno a entender a grande responsabilidade frente á urgência de evangelizar, bem como a melhor forma de realizar isso. Evangelismo é a missão da igreja no poder do Espirito Santo. Onde evangelizar? Como iniciar um assunto? Como vencer o medo de evangelizar e outros assuntos, essas e outras questões serão abordados nesta fascinante disciplina.

ANGELOLOGIA
Disciplina que se propõe ao estudo dos Anjos e suas classes. Tem como base principal a Bíblia, incentivando o aluno a se aprofundar no estudo dos Anjos, despertando ainda mais a crença e desvendando possíveis mitos sobre os Anjos que são mensageiros e justiceiros divinos. Nesse sentido, a Angelologia trata sobre os anjos bons, anjos maus e a forma de atuação no mundo espiritual desses seres espirituais criados por Deus, seus poderes, hierarquia, funções e livre arbítrio em todo o tempo da narrativa Bíblica.

HERMENÊUTICA
Reconhecimento e análise das principais fontes da hermenêutica bíblica. Evolução na história da formação, ampliação e amadurecimento dos instrumentos e métodos de interpretação da Bíblia. A discussão sobre os métodos de abordagem científica da Bíblia. As várias abordagens experimentadas: histórica; sociológica; antropológica; cultural; psicológica; filológica; linguística; teoria da literatura e comunicação humana.

 

MÓDULO III


RELACIONAMENTOS
Posturas pessoais e relações interpessoais. Competência Interpessoal. Cultura e clima organizacional dentro e fora da igreja. Comunicação Interpessoal. Inteligência Emocional. Negociação e administração de conflitos.

PROFETAS
Esta disciplina propõe ao aluno um estudo panorâmico dos livros dos profetas, que abrange de Isaías a Malaquias, situando o contexto histórico, quem foi o profeta, suas características, qual a mensagem divina à nação de Israel e nações vizinhas e aplicações práticas que podem ser absorvidas dos livros.

HOMILÉTICA
Disciplina se propõe a ensinar o aluno a elaborar e executar sermões. Tem como objetivo orientar o aluno quanto à postura da pessoa do pregador e os tipos de sermões existentes. O assunto em pauta é tratado nesta matéria de forma bastante prática; abrangendo definições do assunto, erros a serem evitados e qualidades de um pregador eficaz no exercício da profissão.

MISSÕES
Disciplina que se propõe a explanar, explicar e esclarecer a trajetória bíblica de missões, os conceitos de missões transculturais e missões urbanas, a pessoa do missionário e o papel da igreja. Também expõe o indivíduo, desafiando-o a obra missionária e orientando-o, capacitando-o a fazer uma cooperação efetiva, divulgando, contribuindo, intercedendo ou entregando-se ao chamado missionário.

LEVÍTICO
O Levítico é o terceiro livro da Bíblia e deriva de Levi, nome de uma das tribos de Israel. A tribo de Levi não recebeu terra, pois ela ficou responsável pelo culto no templo de Jerusalém, foi consagrada ao serviço de Deus no santuário. Este livro trata justamente das funções e normas a respeito do culto. Tem como objetivo estudar os princípios divinos para os levitas, levando o homem de hoje a ter um relacionamento com Deus e manter esta vida de intimidade com ELE.

ATOS DOS APÓSTOLOS
Disciplina que se propõe com seu estudo que o aluno conheça a história da formação, desenvolvimento e expansão da Igreja primitiva descrita em Atos dos Apóstolos, começando em Jerusalém e concluindo em Roma. A investigação de como chegou o Evangelho de Jesus aos judeus, samaritanos e gentios, por meio das vidas de homens como Pedro, Felipe e Paulo. O livro de Atos termina abruptamente, indicando que a história da Igreja ainda não está completa. Somos parte da sequência dessa história.

 

MÓDULO IV


ÉTICA CRISTÃ
Reflexões sobre a ética cristã como teoria da ação humana em resposta às exigências da fé cristã. Estudar sobre a importância do desenvolvimento das atitudes e práticas com discernimento à luz da Bíblia Sagrada face aos problemas, às necessidades e às formas de estruturação e desestruturação da vida humana concreta. Conceituar sobre ética, moral, moralidade e identificando sobre a importância da Ética Cristã. Compreender os valores éticos, fundamentados nos princípios bíblicos (cristãos) e científicos da ética. Saber aplicar os princípios éticos em dilemas e dificuldades comportamentais e sociais do seu cotidiano.

LIVROS POÉTICOS
Tem por propósito o estudo dos cinco livros do Antigo Testamento conhecidos como “Poéticos”, que tratam dos grandes temas da nossa vida: Deus, sofrimento, dor, sabedoria, vida, morte, amor. Um estudo básico (panorama) da poesia dentro da Palavra de Deus; e a importância desses livros na vida de cada cristão, uma vez que, dos cinco livros, três são considerados livros de sabedoria. É extraída e ensinada uma sabedoria prática, para todos que precisam de conselhos e respostas rápidas e práticas no seu dia a dia, vindas de uma fonte segura.

RELIGIÕES COMPARATIVAS
A história da humanidade é sem sombra de dúvida marcada pela existência de tradições religiosas. Ora estas tradições ficaram restritas a um espaço geográfico ou grupo étnico. Outras tradições religiosas difundiram‐se por regiões mais amplas, atingindo um número significativo de pessoas e influenciando fortemente o desenvolvimento destas regiões. Diversas destas tradições religiosas estão hoje espalhadas por todo o globo terrestre. Cada uma destas tradições tem a sua proposta religiosa específica, seja em termos de conteúdo, de proposta de vida, de valores, seja em termos de práticas religiosas ou de compreensão do mundo. A matéria tem como objetivo estabelecer paralelos entre as grandes tradições religiosas da humanidade, de modo a perceber ao mesmo tempo elementos comuns, como também as diferenças específicas.

ESPÍRITO SANTO
Investigação da ação vivificante do Espírito Santo à luz da revelação bíblica do Antigo e do Novo Testamento. A experiência do Espírito Santo que se propõe a desenvolver um relacionamento pessoal, íntimo e diário com o homem. A espiritualidade e o testemunho cristão como uma expressão da vida segundo o Espírito. O Espírito Santo na história e no mundo.

NÚMEROS
O livro dos Números é o quarto livro da Bíblia e do Pentateuco. O livro narra, sob a liderança de Moisés e Aarão, a história da caminhada do povo pelo deserto do Sinai até vislumbrar a Terra Prometida e fala das leis ditadas ao longo da caminhada. O livro mostra que o povo de Deus é um povo sempre em marcha, um povo de profetas, iluminado pela palavra de Deus e dedicado ao culto ao Senhor. Diante das revoltas, o povo encontra a advertência de Deus, mas ao mesmo tempo perdão, misericórdia e acolhida. O deserto é lugar de purificação, mas também de formação de uma consciência que lembra ao povo de sua pertença a Deus.

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO
Este panorama explora o conhecimento de textos e conteúdos bíblicos e tem a intenção de proporcionar ajuda para um acesso compreensível aos livros do Novo Testamento. Para alcançar esse propósito são oferecidas introduções panorâmicas e temáticas que oferecem informações teológicas e históricas adicionais importantes para a compreensão do Novo Testamento. Alguns temas abordados são: vida e ministério de Jesus, cânon, datas históricas dos livros, autores, porções teológicas, divisão dos livros, aplicações contextualizadas, etc.

 

MÓDULO V


HISTÓRIA DA IGREJA
Disciplina com enfoque na história da Igreja Cristã a partir do século primeiro até os dias atuais. Aprofunda o conhecimento na vida dos homens e mulheres que fizeram a história da igreja e mostra como Deus ainda nos desafia a escrever essa marcante e extraordinária história.

BATALHA ESPIRITUAL
Esta disciplina propõe orientar, esclarecer e trazer uma maior compreensão aos alunos, pela palavra de DEUS, que existem dois reinos espirituais, e que existem níveis diferentes de ação demoníaca, bem como objetiva a matéria instrumentalizar os alunos para Batalha Espiritual.

DEUTERONÔMIO
Disciplina que propõe o estudo panorâmico sobre a história do livro de Deuteronômio, estabelecendo as relações que o povo de Israel experimentou nos últimos dias antes da entrada da Terra prometida, isto é, na tão esperada Canaã.

PRÁTICAS MINISTERIAIS
A disciplina se propõe em habilitar o aluno a realizar todas as práticas pertinentes à função de líder ministerial com enfoque nas atividades desenvolvidas pelo pastor. Nesse sentido, a parte teórica da matéria se materializa na prática com a realização de cultos e cerimônias por parte dos alunos. O objetivo é fazer o aluno entender as razões de cada rito, do começo ao fim, e sua importância, baseado na Palavra de Deus.

 

MÓDULO VI


LIDERANÇA
Estudo dos princípios bíblicos da liderança sábia, coerente e eficaz. Técnicas gerais de gerenciamento. Elaboração, execução e avaliação de projetos. Visa desenvolver e aprimorar com o aluno a arte de liderar pessoas de modo cristão e eficaz. Além do trabalho ligado às atividades que envolvem liderança, essa disciplina objetiva tratar da questão do “ser” e do “saber” do aluno numa perspectiva bíblica relevante ao líder cristão. O conteúdo básico dessa disciplina: conceitos e principais modelos de liderança; qualificação bíblica e técnica para o exercício da liderança; liderança aplicada à estrutura da igreja local e instituições cristãs; o desenvolvimento de relacionamentos como chave da liderança cristã; e as funções principais do líder; planejamento e a execução de projeto na igreja; trabalho pastoral e liderança.

DONS E MINISTÉRIOS
Os dons espirituais são recursos extraordinários que o Senhor Jesus Cristo, mediante o Espírito Santo, colocou a disposição da Igreja com o objetivo de: ampliar o conhecimento do poder e da proclamação do povo de Deus, chamar a atenção dos incrédulos a realidade divina e aperfeiçoar os cristãos em santidade.

APOCALIPSE
Disciplina que se propõe a uma investigação correta sobre os acontecimentos futurísticos, levando o aluno a um aprofundamento do livro e uma interpretação pré-tribulacionista. Apocalipse é a revelação e descrição da vitória do Senhor Jesus Cristo e de Sua Igreja sobre todos os seus inimigos.

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Disciplina que aborda aspectos de liderança de personagens bíblicos, bem como aspectos doutrinários da Igreja Cristã.

0

0